Quando ela some, você torce para que ela nunca mais volte, mas quando você menos espera, lá está ela: coçando, atrapalhando seu dia e principalmente noite e de repente aquele tratamento que antes funcionava, já não funciona mais ou você realmente cansou de entupir o corpo com os medicamentos.
Você até agradece por não ser tão grave, mas a verdade é que ninguém te explicou que mesmo quando os sintomas estão controlados, se não há cuidados constantes, a situação pode se agravar.
Eu sei disso, pois durante um tempo, os sintomas da minha filha não eram tão graves. Então quando a pele dela estava boa, eu relaxava nos cuidados. Mas quando a crise vinha, eu ficava tão nervosa e frustrada, pois nos intervalos das crises eu sempre achava que minha filha estava curada (acontece com você também?).
Durante os intervalos das crises eu dava aquela aliviada nos cuidados. Acabava liberando algumas coisas que hoje eu sei o quanto eram ruins para a saúde da pele da minha filha.
Foi só quando a doença piorou e evoluiu que eu me vi no fundo do poço. Se na época que era leve eu já ficava desesperada, imagina quando a gravidade intensificou!
Mas essa nova etapa me abriu os olhos, pois na minha busca por conhecimento eu pude entender que independente da gravidade da dermatite, mesmo ela sendo leve e aparecendo de vez em quando, a doença continua sendo séria e pequenos deslizes podem sim piorar a situação.
Que bom que você encontrou esse artigo antes da “coisa toda piorar”, então leia até o final, pois aprenderá dicas preciosas para finalmente se livrar dos sintomas.
Se você não sabia dessa informação, fique atenta. Quando se trata de uma pele reativa e atópica, as composições dos produtos encontrados por aí podem conter substâncias químicas agressivas e ingredientes ruins que aumentam a carga tóxica no corpo.
Já veio até mim muitos casos de pacientes atópicos estarem usando um famoso sabonete glicerinado amarelo recomendado pelo médico, mas elas nem imaginam que na composição desse produto (e de muitos outros da farmácia) contém substâncias super irritantes, alérgicas e prejudiciais como fragrância, corantes, conservantes sintéticos.
Utilizar os produtos errados é um dos agravantes que podem levar a dermatite a piorar muito e mante-la sempre em crise.
Os corticóides tópicos vêm em uma variedade de potências, do grupo 1 (o mais potente) ao grupo 7 (o menos potente). Vêm em diferentes preparações, incluindo pomadas, cremes e loções. A preparação afeta a potência e efeitos colaterais do produto. As crianças têm um maior grau de absorção devido à relação entre a pele e o peso, e deve-se tomar cuidado para evitar o uso de medicamentos em excesso, o que aumenta o risco de efeitos colaterais.
O uso inadequado está diretamente relacionado ao aparecimento de efeitos adversos indesejáveis, prejudicando o tratamento. Se forem usados por muito tempo, eles podem piorar a condição após a descontinuação do uso.
Um dos maiores problemas no uso dessa categoria de medicamento é que geralmente as pessoas usam de forma errada e irresponsável, ou seja, ultrapassam o tempo e quantidade correta e não sabem o jeito certo de descontinuar o uso, causando ao organismo uma confusão e deficiência que faz com que a doença volte com força, afetando inclusive áreas do corpo que não eram afetadas antes.
Os efeitos mais comuns e até permanentes (sem volta) com o uso das pomadas são:
➤ Afinamento da pele (atrofia);
➤ Estrias;
➤ Acnes;
➤ Rosácea;
➤ Hipertricose (crescimento de pêlos);
➤ Vasos sanguíneos dilatados;
➤ Infecções na pele;
➤ Efeito rebote;
➤Manchas brancas ou manchas escuras da pele;
➤Dermatite de contato.
Em alguns casos de uso prolongado de corticosteróides de média e alta potência também podem gerar aumento da glicemia e pressão arterial, hipocalemia, restrição do crescimento fetal, síndrome de Cushing, atraso de crescimento (em crianças), catarata, hipernatremia, diabetes, osteoporose, glaucoma e supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
FONTES: https://atopicdermatitis.net/topical-corticosteroids https://www.academiademedicina.com.br/genmedicina/efeitos-negativos-do-uso-topico-de-corticosteroides https://pebmed.com.br/corticosteroides-topicos-potentes-podem-aumentar-o-risco-de-fraturas-osteoporoticas/
E se eu te disser que é possível reduzir o uso de medicamentos e que existe uma forma mais natural de tratar a pele? Milhares de pessoas já estão se beneficiando dessa alternativa, olha só…
Não é uma coincidência você estar aqui! Agora chegou a sua vez de conquistar uma pele saudável, macia e controlada.
AVISO LEGAL:
Este conteúdo não substitui um médico ou tratamento médico.
Todos os conteúdos contidos nesse site e redes sociais são frutos da experiência pessoal da Isabela e de famílias que usam os biocosméticos e metodologia natural.
Não damos orientações nem prescrevemos dietas, assim como não damos diagnósticos.
O trabalho da Isabela e da DC Biocosméticos se resume em ajudar e motivar as pessoas a transformarem a saúde de suas famílias mudando hábitos e estilo de vida, analisando o que se coloca na pele, se alimentando de forma verdadeiramente natural, fazendo exercícios, dormindo bem e equilibrando as emoções.
Atendimento online:
Whatsapp:
(41) 98884-2695
DC Biocosméticos Ltda –
CNPJ: 35.352.078/0001-50
Curitiba -PR
Feito com